MELHORES LUGARES PARA ENCONTRAR TARTARUGAS MARINHAS NA ILHA GRANDE
Tartarugas Marinhas na Ilha Grande

Assim como nós, as tartarugas marinhas adoram a Ilha Grande! É muito comum encontrá-las pela costa da ilha e é sempre um misto de alegria e emoção quando nos deparamos com elas em um mergulho. 

“O Dia Mundial da Tartaruga Marinha, celebrado anualmente em 16 de junho, é um dia especialmente dedicado a honrar e ressaltar a importância desses animais fabulosos. Estes generosos seres se doam para nutrir uma vasta cadeia ecológica, afinal, de cada mil filhotes, somente uma ou duas tartarugas chegarão à idade adulta, enquanto o restante irá literalmente “servir” a uma causa maior, o equilíbrio da natureza”.

(- Projeto Tamar)

O Projeto TAMAR é um projeto conservacionista brasileiro, que revolucionou a luta pela preservação de espécies ameaçadas de extinção. Atua na busca pela preservação das tartarugas-marinhas ameaçadas de extinção

Porque as tartarugas devem ser protegidas?

As tartarugas marinhas são animais migratórios e se deslocam desde os trópicos até as regiões subpolares, transferindo energia entre ambientes marinhos e terrestres. São chamadas de engenheiros do ecossistema devido a sua influência e ação sobre os recifes de coral, bancos de grama marinha e substratos arenosos do fundo oceânico.

Além disso, são fonte de alimento para predadores marinhos e importantes consumidores de organismos marinhos.

 

Como encontrar essas doces criaturas na Ilha Grande?

Se você pensa que para encontrá-las é preciso um mergulho profundo ou necessariamente com cilindro está enganado! Em um simples mergulho pela Ilha Grande é possível ter o prazer de nadar com Tartarugas Marinhas. 

As tartarugas verdes, mais comuns de se encontrar na Ilha, podem medir até 2 metros de comprimento, pesar cerca de 600kg e, apesar de todo o tamanho, são dóceis e muito simpáticas. Elas escolhem viver em ilhas e baías pois se sentem mais protegidas e raramente são avistadas em alto-mar. 

São animais inteligentes e é comum chegar perto dos mergulhadores quando lhes oferecem comida (algas e peixes). Nesse momento, é possível tocá-las desde que seja de forma carinhosa e com muito cuidado.

Destacamos alguns passeios TOP onde as chances de encontrarmos tartarugas marinhas são maiores.

Tartaruga Marinha - Ilha Grande
Mergulho com Tartarugas Marinhas na Ilha Grande l Foto @jbcambuy

 

Passeio Tourtuga- Exclusivo Top Experience

Esse passeio é um dos queridinhos entre os turistas e é exclusividade da Top!

Com duração média de 06 horas de passeio, o Tourtuga  conta com 04 paradas estratégicas na Ilha Grande, entre elas, as lagoas verde e azul, locais de água cristalina, fauna submarina rica com diversas espécies de peixes, estrelas do mar, cavalos-marinhos e tartarugas marinhas.

A Lagoa Verde, mais conhecida como a esmeralda da Ilha Grande, é um dos poucos locais do planeta onde são encontrados corais esverdeados, com uma imensa colônia deles. As tartarugas marinhas gostam muito de nadar por lá!

O melhor desse passeio é que você não precisa estar hospedado na Ilha Grande ou em Angra para vivenciar essa experiência. 

Cariocas e Turistas hospedados na cidade do Rio de Janeiro, podem optar por nosso transporte Top diário (em van compartilhada ou carros privativos) até o local de embarque. De lá, partiremos direto para o passeio Tourtuga a bordo de nosso Flex Boat (lancha rápida e segura). 

Na volta do passeio, seu transporte Top estará esperando por você para retornar para o Rio de Janeiro.

Lagoa Verde - Ilha Grande
Lagoa Verde – Ilha Grande l Foto @jbcambuy

 

Passeio Ilhas Paradisíacas

O nome desse passeio é realmente perfeito para descrevê-lo!

São 04 paradas em diferentes ilhas de Angra dos Reis. 

Navegando pelo canal que liga a Ilha Grande até Angra, os passageiros ficam deslumbrados com a paisagem. Ao longo do percurso são feitas paradas em locais sem extensão de areia sendo possível mergulhar em alto mar. 

As ilhas Botinas estão entre os locais visitados no passeio Ilhas Paradisíacas e são consideradas cartão postal de Angra. São duas pequenas ilhas quase gêmeas, com mar calmo, águas cristalinas e areias branquinhas. Local ideal para explorar a vida marinha e praticar snorkeling. As tartarugas são uma atração à parte que, quando aparecem, nadam entre os turistas e até posam para fotos!

Ilhas Botinas - Angra dos Reins
Ilhas Botinas – Angra dos Reins l Foto @jbcambuy

 

Dicas Top

Sempre com a missão de conectar nossos clientes aos seus destinos para que colecionem experiências incríveis e belas recordações, uma dica Top é contratar um fotógrafo para acompanhar você durante o passeio. 

Com equipamentos apropriados e experiência em fotos aquáticas, é possível registrar alguns desses momentos únicos e eternizar essa recordação em forma de foto ou vídeo. 

É possível  incluir esse serviço em todos os passeios que saem da Ilha Grande ou no Tourtuga. Para isso, basta nos solicitar ao fazer sua reserva do passeio para consultar valores e datas disponíveis.

Nosso parceiro para ensaios fotográficos na Ilha é a JB Cambuy, responsáveis por todas as fotos incríveis deste artigo! 

Quer saber mais? 

Entre em contato com a Top!

> Siga a TOP no Instagram! @topilhagrande

 

 

 

Comentários

Deixe uma resposta