ECOTURISMO – TENDÊNCIA PARA VIAGENS PÓS PANDEMIA
Ecoturismo Ilha Grande - Top Transfer

O Ecoturismo tem como missão utilizar o patrimônio cultural e natural de forma sustentável, incentivar sua conservação e promover a importância da preservação do meio ambiente. 

Há dois anos, no dia 05 de julho de 2019, Paraty e Ilha Grande receberam o título de Patrimônio Mundial da Humanidade. Foi o primeiro local do Brasil com um sítio misto reconhecido por sua cultura e natureza.

Segundo a Unesco, os Sítios do Patrimônio Mundial Natural protegem áreas com importante diversidade biológica e geram, além de muitos benefícios à natureza, uma importante fonte de renda através do desenvolvimento do Ecoturismo.

Ecoturismo Ilha Grande - Top Transfer
Pico do Papagaio, Ilha Grande – Rio de Janeiro l Hans Guia @hansguia

 

O Ecoturismo tem um papel fundamental nisso tudo. Além de gerar renda e empregos para a comunidade, promove a educação e a preservação ambiental a partir do contato direto com a natureza. 

Nesse momento em que devemos evitar aglomerações e manter distanciamento social,  é uma opção real e promissora que vem atraindo e encantando turistas no mundo todo. 

A Ilha Grande pratica o Ecoturismo e oferece diversas opções para quem procura atividades ao ar livre e contato com a natureza.

Para mais informações de atividades e Ecoturismo na Ilha Grande, CLIQUE AQUI.

 

Florestas 02
Ilha Grande – Rio de Janeiro l Foto JBcambuy @jbcambuy

 

Existe relação entre pandemia e desmatamento?

“A destruição de ecossistemas naturais favorece o surgimento de microrganismos nocivos à nossa saúde. Proteger as florestas é proteger nossa vida”. – Greenpeace

Todos nós, população e governantes, precisamos nos informar e entender a importante ligação que existe entre tudo o que acontece nas florestas e nossa saúde. 

Já foi constatado que diversas pandemias e epidemias com proporções planetárias, foram causadas por vírus originados de animais silvestres. 

As florestas são o habitat original desses animais e servem como barreiras naturais, dificultando o contato dos animais hospedeiros de vírus com a população humana. 

Porém, quando florestas são destruídas, milhares de espécies de animais perdem seu habitat natural e, por sobrevivência, acabam se aproximando de locais habitados por humanos. 

Para saber mais sobre esse tema, veja esse artigo do Greenpeace. 

 

Florestas 03
Ilha Grande, Rio de Janeiro l Foto JBcambuy @jbcambuy

 

Proteger as Florestas é um dever de todos.

Segundo uma lenda do nosso folclore, existe um duende chamado Curupira que mora nas florestas e costuma assustar com brincadeiras misteriosas, todos  que entram na mata com a intenção de destruí-la ou de caçar animais.

No dia 17 de Julho é celebrado no Brasil o dia do Curupira e também o Dia de Proteção às Florestas.

Precisamos de muitos Curupiras da vida real para combater o desmatamento, a poluição e queimadas ilegais. As florestas tropicais são os ecossistemas terrestres mais ricos em biodiversidade do planeta. 

Com a preservação das florestas e seus ecossistemas, somos presenteados pela natureza com alimentos saudáveis, águas potáveis, matéria prima, regulação do clima, belas paisagens, TURISMO e muito mais.

Florestas 04
Ilha Grrande, Rio de Janeiro l Foto JBcambuy @jbcambuy

Dicas TOP:

Podemos contribuir com o meio ambiente e a preservação das florestas com simples ações em nosso dia a dia:

  • Escolha produtos feitos com madeira de reflorestamento. 
  • Não provoque queimadas;
  • Não jogue lixo no meio ambiente;
  • Dê prioridade aos papéis e embalagens recicláveis;
  • Não jogue cigarros ou objetos em combustão em florestas ou áreas de mata;
  • Dê o exemplo e converse com as crianças ao seu redor sobre a importância de cuidarmos das florestas.

No dia de proteção das florestas, aproveite para falar sobre a importância delas e como estão diretamente ligadas a saúde de nosso planeta. 

Vamos nos mobilizar hoje e sempre.

Juntos somos mais fortes!

Quer saber mais? 

Entre em contato com a Top!

A Top Transfer ajuda você a planejar toda a sua viagem para a Ilha Grande!

Hospedagem, passeios, transfer, travessia e dicas do que fazer na Ilha Grande

> Siga a TOP no Instagram! @topilhagrande

Comentários

Deixe uma resposta