Seja para uma viagem romântica a dois ou para curtir com amigos, separamos alguns destinos, entre Rio de Janeiro e São Paulo, para você curtir a natureza, um friozinho gostoso, boa gastronomia e os eventos que a temporada promove.
Campos do Jordão: Onde fica, o que fazer e mais!
Campos do Jordão é considerada por muitos paulistas a cidade mais charmosa de São Paulo e fica a 180 km da capital.
O inverno é a temporada mais agitada da elegante cidade situada na Serra da Mantiqueira e as ruas da agitada Vila Capivari ficam cheias. As baixas temperaturas são o convite ideal para se deliciar com vinhos e fondues.
A Vila Capivari é o centro de Campos do Jordão e reúne boas lojas, bares, restaurantes e a colorida passarela com guarda-chuvas. Sua arquitetura é um evento à parte: Um estilo germânico que te dá a sensação de estar em uma linda cidade Europeia. Vale visitar de dia e a noite.
Outra atração famosa da cidade é o teleférico que parte do parque Capivari (bem próximo ao centro) com destino ao Morro do Elefante em um trajeto de 2 km. Vá com o celular carregado para tirar fotos incríveis do alto do teleférico onde você terá uma vista panorâmica da cidade.
Para quem quer curtir a natureza, o Parque Estadual de Campos do Jordão é incrível! Possui espaço infantil, algumas opções de trilha e, para quem quiser mais adrenalina, uma tirolesa.
Outro local imperdível em Campos do Jordão é o parque Amantikir, com jardins em estilo europeu e mais de 700 espécies de plantas. Fica a 10 km do centro.
A cidade tem ainda o museu Felícia Leirner com 85 esculturas da artista expostas ao ar livre e o Palácio Boa Vista (residência de inverno do governador de São Paulo) com um acervo incrível incluindo mobiliário, porcelanas, prataria, esculturas e pinturas.
Quem visitar Campos de Jordão entre os meses de julho e agosto terá uma emoção a parte. Esse é o período da florada das cerejeiras e o Parque das Cerejeiras Vila Albertina não pode ficar de fora do seu roteiro!
Petrópolis: Onde fica, o que fazer e mais!
Conhecida como a cidade Imperial, Petrópolis fica a apenas 60 km do Rio e é um excelente destino para um final de semana recheado de atrações culturais e gastronômicas.
D. Pedro II escolheu Petrópolis para construir seu palácio e fugir do calor do Rio de Janeiro. Hoje o palácio do imperador é o famoso Museu Imperial e possui o principal acervo do país relativo ao império brasileiro.
Além do museu Imperial, Petrópolis tem outras atrações imperdíveis como o Palácio Quitandinha, Palácio de Cristal, a Casa de Santos Dumont, a Catedral de São Pedro de Alcântara e a famosa Rua Teresa, considerada o maior polo de moda da região Serrana, com mais de 1200 lojas.
Outra atração super interessante na cidade é o Tour Cervejeiro na Cervejaria Bohemia. A visita oferece a experiência cervejeira mais completa da América Latina. O Tour apresenta a história da cerveja, o seu processo de produção e ingredientes que levam os visitantes a experiências sensoriais únicas e degustações exclusivas.
Petrópolis tem uma ótima rede hoteleira, boa gastronomia e, para os mais aventureiros, trilhas e outros passeios ligados ao ecoturismo.
Itaipava: Onde fica, o que fazer e mais!
Itaipava fica ao lado de Petrópolis e a cerca de 100 km do Rio de Janeiro.
Entre outros atrativos da cidade, estão as as cachoeiras e trilhas para caminhada com paisagens lindas e o Parque Municipal de Itaipava, lugar ideal para caminhadas, escaladas, pedaladas ou até um gostoso picnic.
No centro de Itaipava tem, além de excelentes restaurantes, pequenos shoppings com boas lojas e algumas opções de artesanato.
O Castelo de Itaipava é o único castelo com estilo medieval em toda a América Latina e hoje funciona como resort. É possível visitar sua linda área externa sem estar hospedado e almoçar ou lanchar no Bistrô do Castelo.
Quem quiser fazer umas comprinhas, além das lojas do centro, uma opção bem popular na região é a Feirinha de Itaipava com cerca de 390 estandes com muitas opções de roupas de inverno, acessórios, artesanato e até móveis.
Para os amantes do pôr do sol, o vale da Lua é o local ideal!
Teresópolis: Onde fica, o que fazer e mais!
Teresópolis fica a 95 km do Rio de Janeiro e só a viagem do Rio até o soberbo (entrada da Cidade) já é um atração, pois a paisagem é linda e com vista privilegiada para o famoso Dedo de Deus (um pico com 1.692 metros de altitude cujo contorno se assemelha a uma mão apontando o dedo indicador para o céu).
O bairro mais conhecido da cidade é a Granja Comary, onde a seleção brasileira de futebol treina e fica concentrada.
Entre as atrações da cidade, está o Parque Serra dos Órgãos com diversas opções de trilhas e nos mais variados níveis de dificuldade. Algumas dessas trilhas te levam a lindas cachoeiras.
Para os apaixonados por Ecoturismo, a Pedra do Sino é o ponto mais alto da Serra dos Órgãos e lá de cima é possível ver toda a Baía da Guanabara. Para chegar até o topo são 11 km de trilha com direito a duas cachoeiras pelo caminho.
A feirinha de Teresópolis, localizada na praça do Alto, é o local ideal para comprar roupas de inverno, acessórios, artesanato, doces e muito mais! São mais de 600 barracas.
Para quem gosta de cerveja, a Vila St. Gallen é o passeio perfeito. O local é inspirado na cidade de St. Gallen na Suíça e faz parte do complexo da Cervejaria Therezópolis. Esse não é o local da fábrica, mas eles possuem um espaço onde produzem a cerveja que é vendida no local. O Beer Tour mostra o processo de fabricação e dá direito a degustação.
Teresópolis: Medidas protetivas contra o COVID-19.
Teresópolis está com barreiras sanitárias e é necessário apresentar documento de hospedagem validado no site da prefeitura municipal.
Estabelecimentos liberados para o funcionamento, incluindo atrações culturais, parques, pousadas, hotéis e restaurantes estão trabalhando com horários e capacidade reduzidos como medidas protetivas ao coronavírus.
É importante verificar todas as informações antes de viajar, pois elas mudam com velocidade.
Dicas TOP!
Existem outras muitas cidades serranas no eixo Rio – São Paulo que merecem visita o ano todo.
Seja para viagens de férias ou mais curtas durante um final de semana, uma dica TOP é planejar com antecedência! Pesquise sobre a cidade, eleja os locais que quer visitar, procure por uma hospedagem dentro do seu estilo de viagem e garanta sua reserva.
Outra dica TOP é sobre as medidas protetivas contra o coronavírus e que só dependem de cada um de nós. O uso de máscara continua obrigatório e o uso do álcool gel regularmente é altamente recomendado por médicos e especialistas. Vamos fazer a nossa parte!
Se precisar de transporte, pode contatar a Top Transfer!
O transfer privado é uma ótima opção com a comodidade de um veículo privativo e a flexibilidade de horários de acordo com sua necessidade.
A Top Transfer é a empresa de transporte número 1 no TripAdvisor e a melhor avaliada no Google, dentro da nossa área de atuação!
Quer saber mais?
Entre em contato com a Top!