Araçatiba: Como chegar e o que fazer.

Araçatiba é um cantinho recém descoberto pelo grande público na parte sul de Ilha Grande, situada entre a ponta da Cobra e a ponta Grande. Um lugar tranquilo, cercado por uma beleza indescritível e com uma boa estrutura para receber turistas que buscam contato direto com a natureza.

WhatsApp Image 2020-09-08 at 22.19.59 (1)
(Enseada de Araçatiba | Foto: Reprodução João Pedro)

Seu nome diferente vem do Tupi (língua indígena) e faz referência a uma fruta que já foi muito comum na região, e que se parece com uma goiaba. ARAÇÁ quer dizer “fruto que tem olhos” e TIBA quer dizer “muito”. 

Considerada, de acordo com a sua atividade turística, a segunda mais importante comunidade da Ilha Grande, a região de Araçatiba é o ponto de partida para diversos passeios de barco e excelentes ecocaminhadas.

Um dos principais destaques da região são suas águas transparentes e calmas, além de verdes, é claro – afinal, faz parte da Costa Verde do Rio de Janeiro. A calmaria das águas na maior parte do tempo torna o local ideal para a prática de flutuação (snorkel) e, é claro, mergulho. Além de outras práticas esportivas como remo em canoa ou caiaque.

Araçatiba - foto pax joão 9
(Enseada de Araçatiba | Foto: Reprodução João Pedro)

Com uma grande diversidade de fauna, em Araçatiba encontramos muitos animais, podendo observar grande variedade de peixes, tartarugas e arraias. Se você estiver em seu dia de sorte, pode acabar esbarrando até com golfinhos

A enseada de Araçatiba é perfeita para relaxar e se conectar com a natureza. Mas, se você não quiser dormir cedo e busca algo para fazer também na parte da noite, as distrações ficam por conta das pousadas da região.

Você irá encontrar por lá tanto restaurantes vinculados à pousadas, quanto restaurantes independentes na Praia Vermelha.

A Enseada de Araçatiba é formada por 6 praias:

  • Praia Grande de Araçatiba (principal);
  • Araçatibinha ou Praia de Araçatiba;
  • Praia do Viana;
  • Praia da Cachoeira;
  • Praia Vermelha;
  • Praia de Itaguaçú.

Você consegue ir de uma à outra através de trilhas que se comunicam de alguma forma.

Agora que você já conhece as praias da região, vamos ao mais importante: quais são os principais atrativos de Araçatiba?

E aí, o que fazer em Araçatiba?

  • Passeios de barco para diversos destinos (incluem: Lagoa Verde, Sítio Forte, Lagoa Azul, Saco do Céu, Abraão, Palmas, Lopes Mendes, Meros, Gruta do Acaiá);
  • Ótimas e diversas trilhas com diferentes graus de dificuldade; 
  • Pôr do sol sobre a serra do mar;
  • Snorkel;
  • Pescaria;
  • Caiaque
  • Stand-up; 
  • Mirante da Lagoa Verde (Pico do Urubú).

Como chegar em Araçatiba:

A melhor forma de chegar em Araçatiba é com a Top Transfer.

Nossa van te busca em seu alojamento no Rio de Janeiro (veja locais e horários em nosso site) e seguirá direto para Angra dos Reis (quando acabar o período de pandemia, o trajeto mudará um pouco. Seguimos primeiro para Conceição de Jacareí, onde nosso carro de apoio estará aguardando para levá-lo ao Cais Santa Luzia de Angra dos Reis). De lá, sairá a lancha (flexboat) para a travessia até Araçatiba, que tem em média uma duração entre 20 e 30 minutos. A travessia direto para a Praia vermelha leva em média de 30 a 45 minutos.

O trajeto terrestre dura por volta de 3 horas após o embarque de todos os passageiros e a travessia marítima cerca de 30 minutos.

Além das duas saídas regulares (descritas em nosso site) em transfer compartilhado, temos ainda o serviço de transfer privado e vip onde você pode escolher seu horário de saída com carro e lancha privados. Nossos veículos são novos e equipados com ar condicionado, wi-fi, câmera de segurança, rastreador via satélite e possuem seguro para o passageiro. Nossos  motoristas são experientes e vão te levar com toda segurança, conforto e rapidez durante a sua viagem.

E aí? O que achou de Araçatiba? Gostou?

O que você está esperando para fazer a sua reserva conosco e conhecer um outro pedaço de Ilha Grande?

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.