Chegar à Ilha Grande é como chegar no paraíso. São mais de 100 praias, uma mais linda que a outra e cada uma com seu encanto particular. Podemos descrevê-la como um lugar mágico cercado por praias paradisíacas por todos os lados.
Tem praia para todos os gostos: praias pequenas e grandes, bravas e calmas, águas azul e verde, para mergulhar e surfar, mais movimentadas e desertas, para chegar caminhando e de barco… mas todas têm uma coisa em comum: São lindas!
Impossível a missão de listar as mais bonitas.
Então fizemos uma seleção das praias mais conhecidas, cada praia com uma característica especial diferente da outra e com uma pitada de dicas exclusivas.
Praias paradisíacas Ilha Grande: Lopes Mendes
Essa é uma das praias mais famosas da Ilha por ser considerada uma das mais bonitas do Brasil e estar entre as 07 mais bonitas do MUNDO!
São 3km de areia bem fininha e firme com águas cristalinas em tons verdes azulados.
A praia está voltada para o mar aberto, na costa oceânica da Ilha, o que deixa o mar mais agitado e atrai muitos surfistas.
Apesar da fama, a praia não costuma ficar cheia e se você se afastar um pouco da trilha que desemboca na praia, terá a sensação de estar em uma praia deserta.
Além da vegetação deslumbrante e preservada, Lopes Mendes tem uma obra de arte a céu aberto. O artista Silvio Cavalheiro transformou uma boia gigante que se desprendeu de um navio e ficou encalhada no final da praia, em uma linda peça que virou uma das muitas atrações dessa linda praia.
Você pode chegar em Lopes Mendes de diferentes maneira, porém as mais usadas pelos turistas são:
– Ir de barco de Abraão até a praia do Pouso e de lá fazer uma trilha leve até Lopes Mendes (cerca de 20 a 30 minutos de caminhada).
– O passeio de lancha Super Sul que passa por Lopes Mendes, porém depende de boas condições do mar para ancorar.
– Para quem curte uma trilha, partindo de Abraão são 6km de caminhada.
Praias paradisíacas Ilha Grande: Santo Antônio
A Praia de Santo Antônio fica ao lado de Lopes Mendes, com paisagem semelhante e é pouco conhecida pelos turistas.
Pequena, com enormes pedras e um riacho de água doce que desemboca em suas areias fininhas, é um local encantador.
A mesma trilha que parte da Praia do Pouso para Lopes Mendes, te leva também a Santo Antônio, precisando apenas ficar de olho em uma bifurcação sinalizada com placas durante o seu caminho.
Se você for até Lopes Mendes, ande mais um pouquinho e conheça Santo Antônio!
Praias paradisíacas Ilha Grande: Aventureiro
A Praia do Aventureiro também é bastante famosa entre os turistas e considerada uma das praias mais paradisíacas da Ilha, com uma paisagem de perder o fôlego.
Nela fica um dos cartões postais mais procurados da Ilha Grande e disputado para fotos: O Coqueiro deitado!
São 500m de extensão com areia fininha, cercada de mata Atlântica, fundo raso, água cristalina e mar quase sempre agitado, exceto no canto esquerdo da praia (de quem chega pelo mar).
A praia tem também dois mirantes próximos que valem a visita:
– O mirante da Espia fica no topo da pedra mais alta da praia, onde se chega por uma escada de corda – precisa ser um aventureiro para encarar!
– O mirante da Sundara tem uma vista linda da costa sudoeste da Ilha Grande e você chega por uma trilha de cerca de 20 minutos de subida.
Você pode chegar na Praia do Aventureiro de barco ou caminhando.
– Existem saídas de barco (ou lancha) de várias praias. Porém, a opção mais comum entre os turistas é fazer o passeio Volta à Ilha que tem a praia do Aventureiro como um de seus destinos. Mas atenção! nem sempre o mar está em condições favoráveis para navegação até lá.
– Quem preferir ir caminhando, a trilha que começa na Praia de Provetá tem dificuldade de média para alta e são cerca de 3 horas de caminhada. Tem que ter disposição!
Praias paradisíacas Ilha Grande: Caxadaço
A praia do Caxadaço é bem pequena, mas impressiona pela sua beleza.
Um grande paredão de rocha protege os 15 metros de areia fininha, por onde passa um riacho com água potável.
A água do mar é calma e cristalina em tons de azul turquesa que contrasta com uma densa mata atlântica ao redor da praia.
O lugar é realmente paradisíaco!
Para chegar na praia do Caxadaço, nossa recomendação são os passeios Volta à Ilha ou o Super Sul. Ambos param em Caxadaço, entre outras praias.
Se quiser ir andando, a trilha sai de Abraão e são cerca de 3 horas de caminhada, às vezes com mata bem fechada para chegar até a praia.
Detalhe importante: o celular fica sem sinal a maior parte do tempo, inclusive na praia.
Praias paradisíacas Ilha Grande: Abraãozinho
A praia do Abraãozinho fica ao lado da Vila do Abraão, ponto principal de chegada dos turistas e onde fica a comunidade principal da Ilha.
É uma praia bastante popular entre os turistas pela facilidade de se chegar nela, pela infraestrutura de bar e restaurante e por suas características paradisíacas.
Com águas calmas, transparentes e normalmente mornas, é ideal para ir com crianças, praticar snorkel ou até alugar um caiaque e pranchas de stand up paddle.
É possível programar um dia inteiro em Abraãozinho
Saindo de Abraão, em apenas 20 minutos de caminhada leve você chega em Abraãozinho com direito a belas surpresas pelo caminho.
Ao longo da trilha, você passa por outras pequenas e lindas praias, tornando o passeio ainda mais especial.
Praias paradisíacas Ilha Grande: Parnaioca
A praia da Parnaioca fica no Sul da Ilha Grande, entre as mais altas montanhas da ilha e o mar aberto.
Tem cerca de 1km de areia amarela e grossa, com águas cristalinas, uma linda vegetação, a Igreja do Sagrado Coração de Jesus e ruínas de antigas fazendas. O mar é agitado, bom para o surf.
Não há energia elétrica na região e nem sinal de celular.
O Rio Parnaioca deságua ali, formando uma pequena lagoa. Pegando uma rápida e sinalizada trilha, é possível tomar um banho de cachoeira.
É um lugar incrível, daqueles que esquecemos de tudo e paramos no tempo para aproveitar cada segundo nesse local paradisíaco.
É possível chegar na praia da Parnaioca caminhando por trilha desde Dois Rios. São cerca de 2h30 de caminhada.
A maioria dos turistas escolhe visitar a praia da Parnaioca com o passeio Volta à Ilha e é realmente uma ótima escolha.
Dicas TOP!
Dois lugares paradisíacos que não podem faltar em seu roteiro são as Lagoas Verde e Azul.
A Lagoa Azul é a queridinha dos turistas por sua paisagem paradisíaca.
Uma piscina natural com águas calmas, transparentes e em diversos tons de azul, ótima para mergulho de snorkeling ou simplesmente flutuar com os coloridos “macarrões”.
Fica localizada na região de Freguesia de Santana, entre duas pequenas ilhas.
Passeio imperdível, faz uma dobradinha perfeita com a Lagoa Verde.
A Lagoa Verde fica na costa noroeste de Ilha Grande, bem próximo da Enseada de Araçatiba. Também faz muito sucesso entre os turistas.
É uma piscina natural com águas rasas, calmas em um lindo verde clarinho. Um dos raros locais no mundo que encontramos corais esverdeados.
A fauna marinha é muito rica na Lagoa Verde, sendo comum avistar muitas espécies de peixes, estrelas do mar, cavalos-marinhos e tartarugas marinhas.
O passeio Meia Volta à Ilha é ideal para quem quer conhecer as Lagoas Verde e Azul.
ATENÇÃO!
Sempre que escolher por fazer uma trilha na Ilha Grande, pesquise sobre as condições de caminhada, converse com quem conhece o local ou até contrate um guia para sua maior segurança!
Quer saber mais?
> Siga a TOP no Instagram! @topilhagrande